Win7: Gravando o que sai na caixa de som

Saudações pessoas.

Dica rápida pra quem precisa gravar o áudio que está saindo na caixa de som (ou no alto-falante, como preferir) do seu computador, utilizando o Windows 7.

Esse dúvida surgiu quando tentei gravar a tela do computador, pra fazer uma apresentação, mas não conseguia achar a opção de gravar os sons produzidos pelas minhas ações no computador. No Windows podem existir várias fontes de gravação, como o microfone (a mais comum), a entrada auxiliar (Aux), a entrada de linha (Line In). Além destas, pode existir ainda a entrada “Stero Mix” e/ou “Mono Mix“. Essas opções, ou melhor, essa fontes de gravação, nas quais o windows toma como fonte de gravação o áudio produzido pelo computador (ou a combinação de todos os áudios sendo reproduzidos pelo computador), é chamada de “mixagem” (Mix do Inglês: mistura).

Apesar de muito útil, e facilmente utilizada no Windows XP, por exemplo, no Windows 7 (e me parece que no Vista também) esta opção parece não existir. Parece. Na verdade, ela vem desabilitada por padrão e, pelo menos pros menos curiosos ou pacientes, habilitá-la, ou melhor, descobrir como, pode passar despercebido.

Então lá vai a dica.

A primeira coisa é a se fazer é clicar com o botão direito sobre o ícone do alto-falante, na bandeja do windows, lá onde fica o relógio, e escolher a opção “Dispositivos de Gravação”.

Na tela que irá abrir serão mostradas as fontes de gravação disponíveis atualmente no seu computador. Note a ausência da mixagem estéreo (mesmo porque se ela estivesse lá você não estaria lendo esse artigo, certo?).

Para adicionar a mixagem estéreo (ou habilitá-la), basta clicar com o botão direito sobre a área branca, logo abaixo das fontes de gravação, e escolher a opção “Mostrar dispositivos desabilitados”.

Uma vez feito isso, podemos notar que a Mixagem estéreo dá as caras. Se ela não aparecer no seu computador, provavelmente você não instalou os drivers corretamente, e essa dica não vai funcionar muito bem pra você amigo. Então é melhor procurar os drivers.

Agora é moleza. É só clicar em cima da Mixagem estéreo com o botão direito do mouse e escolher a opção “Habilitar”.

Pronto. Mixagem estéreo funcionando. Mas ainda não acabou. Alguns softwares de gravação, notadamente os melhores, permitem que você escolha a fonte de gravação neles mesmo. Já outros, perguntam pro windows de onde devem gravar. Para que estes funcionem corretamente (ou seja, gravem da mixagem), você precisa selecionar esta como fonte “padrão” de gravação. Para isso, basta selecionar a mixagem e clicar no botão (que parece uma caixa de seleção) escrito “Definir padrão”.

Agora sim.

Essa dica é muito simples, mas espero que seja útil pra alguém.

Até a próxima.


Tags: ,

Sobre maverick