Teclado Multimídia do Acer Aspire

Olá pessoas.

Depois de um curto, mas bom, período de férias na minha pacata cidade natal onde não há acesso à Internet (que valha a pena), estou de volta e atualizando o blog, graças a Deus.

O post de hoje é sobre como fazer o teclado multimídia de um notebook Acer Aspire (Gemstone series?) funcionar direito.



Teclas Multimídias



Estou me referindo àquele teclado que fica do lado direito do notebook, com 1 tecla normal, e outras 5 luminosas (sendo que normalmente só 4 estão acessas, em azul). Essas teclas luminosas sugerem ações multimídias, como play, stop, próxima faixa, etc. Alguns (como eu) chamam essas teclas de teclado multimídia, mas existem outras denominações que encontrei por aí, como: MediaTouch, MediaPad, LuxPad, etc.









O fato é que o nome oficial das teclas é “Synaptics Acer MediaTouch”, e o dispositivo que as controla é o “Synaptics LuxPad”. Na verdade, trata-se de “outro mouse” conectado ao computador, com várias teclas que, através do driver, assumem ações “multimídias”.

O problema com esse tecladinho é que, pelo menos com todos os notebooks Acer desse tipo que conheço (amigos, família, etc… ele é bem popular por aqui), essas teclas não funcionam no Windows XP, nem no Vista, e muito menos no Windows 7. No Linux então, nem se fala. Já li algo sobre modificar o Xorg.conf afim de manipulá-las, mas não tive ânimo pra isso.

UPDATE: Veja aqui como configurar seu teclado multimídia do Acer Aspire no Linux.

Existem, claro, alguns casos estranhos em que essas teclas funcionam em certas versões do Windows. Mas, mesmo funcionando, não permitem configurações, o dispositivo não é encontrado, etc. Então, podemos dizer que funciona por cagada sorte mesmo.

Vamos ao que interessa. Se eu estou escrevendo sobre isso, é porque achei um jeito de funcionar certo? Quase. Alguém achou esse jeito, e eu só estou compartilhando a informação. Só pra lembrar, estou usando um Acer Aspire 5920, com o sistema operacional Windows 7 Ultimate 64bits.

Mas antes, a gente poderia dizer: ah, é só entrar no site da Acer e baixar os drivers. Experimente! Infelizmente, pra mim, o driver de lá (TouchPad Synaptics 14.0.6.0) não funcionou. Instalou o TouchPad (aquele mouse de passar o dedo.. hehe), mas as teclinhas luminosas nada.

Aí alguém poderia dizer: ah, você sabe que é um dispositivo da Synaptics! Entra no site deles e baixa o driver!

Certo, eu também tentei isso. O driver de lá é mais atual, detectou as teclas multimídias, mas mesmo assim elas não funcionaram. Fazer o quê?! (Gostaria de salientar (e parabenizar) a Synaptics e a Acer: de todos os fabricantes que tive que buscar drivers (incluindo a nVidia), os únicos que já tinham drivers para o Win7 64bits foram estes dois).

Então, o que eu fiz foi o seguinte: baixei um driver modificado, os chamados mods. Esse especificamente foi modificado para funcionar nos notebooks “Acer Aspire Gemstone series”. Mas existem vários outros modelos que utilizando o “LuxPad” da Synaptics. Talvez funcionem com ele.

Para instalar esse driver modificado é só fazer o seguinte:

  1. Baixe o driver modificado aqui aqui aqui.
  2. Desinstale todo e qualquer driver da Synaptics no seu computador. É só ir em “Adicionar/Remover programas” e desinstalar. Reinicie.
  3. Instale o driver modificado. Reinicie.
  4. Ao iniciar, vá no Painel de Controle, onde você deverá encontrar o ícone da Synaptics. Vá lá e configura à vontade o MediaTouch, e verifique se está funcionando corretamente. Aqui do lado esquerdo eu coloquei uma lista de figuras, mostrando um exemplo de como configurar as teclas.

Bom, espero que funcione com vocês. Eu tenho esse notebook faz um tempo já, e só agora consegui usar essas teclas… hehe. Boa sorte.

Se tiverem problemas para baixar o driver, me avisem pois tenho a cópia dele por aqui.

Até.

Fontes:

Notebook Review

SynapticsSyna

Sobre maverick