Remover o ID das URLs do Joomla

Saudações pessoas,

Post rápido novamente sobre uma dica super legal para quem utiliza o CMS Joomla. Já vou avisando que não costumo utilizá-lo, e tenho 10 min de experiência nele. Então, usem com cautela.

Se você é o cara, e quer a solução logo, você pode pular essa lenga-lenga e ir direto para o que interessa.

Primeiro, quem desenvolve sites, etc, sabe que precisamos nos preocupar com uma coisinha chamada SEO, ou seja, otimizar o nosso site, ou melhor, o conteúdo dele, para que (os visitantes) o Google e outros motores de busca, possam indexar do modo mais eficiente possível o nosso conteúdo, e assim, nosso site apareça com mais frequência, e de maneira mais relevante, nos resultados de busca.

É válido lembrar que o objetivo principal do SEO é organizar o conteúdo para os visitantes! O próprio Google afirma que valoriza a organização do conteúdo que facilita a navegabilidade do visitante. O fato disto melhorar o rank do site nas pesquisas é consequência. Basta lembrarmos que o crawler do Google (o GoogleBot) nada mais é que um visitante também. Triste é entrar em um site que só pensa nos motores de busca, e a gente fica perdido lá com tanta palavra-chave espalhada por todo o site (SEO: métodos black hat).

Dentre as váááárias otimizações que podemos fazer em um site, uma delas é configurar as chamadas “URLs amigáveis” (SEF URLs), ou seja, ou invés de eu ter um conteúdo com essa URL (por exemplo, utilizando o Joomla):

http://www.meusite.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=56

eu posso ter a mesma página, mas com essa URL:

http://www.meusite.com.br/noticias/esportes/flamengo-lidera-brasileirao.html

Tanto é mais fácil para a gente, visitantes humanos, quanto para os crawlers, entendermos o significado de uma URL assim. Mais ainda, o Google anunciou que as “tags” da URL são levadas em consideração nos resultados, e com um peso extra!

Claro que esta URL ainda não é a mais amigável possível. Aquelas que também apresentam datas, por exemplo, são ainda melhores. Mas voltemos ao foco do post.

Para ativar as URL amigáveis no Joomla, inicialmente, basta ir em “Site” -> “Configuração Global”  e no conjunto de campos “Configurações de SEO” configurar as URL amigáveis.

Ativando URL amigáveis no Joomla

Se você tiver o Rewrite Engine ativado no seu servidor web (como o mod_rewrite no servidor Apache), as URLs do seu site Joomla já irão estar “bonitinhas”.

Cada artigo no Joomla tem um campo chamado “alias” ou “apelido”, onde a gente coloca o nome que irá aparecer na URL.

Configurando Aliases no Joomla (meramente ilustrativo)

O que está ali no “Apelido” é justamente o que irá vir na URL, normalmente, definida assim:

http://www.meusite.com.br/alias-da-seção/alias-da-categoria/alias-do-artigo

No entanto, existe um problema (que é o motivo do post): e se você colocar dois artigos com o mesmo “apelido”? Para resolver isso, o Joomla inteligentemente faz o seguinte: adiciona o ID da seção, o ID da categoria, o ID do artigo antes dos apelidos. Por isso, no Joomla, a URL ficaria assim:

http://www.meusite.com.br/29-noticias/14-esportes/55-flamengo-lidera-brasileirao.html

Só que, se você se comprometer em nunca criar dois apelidos iguais, você pode remover esses números. Veja como.

Removendo o ID das URLs do Joomla

Para remover o ID das URLs do Joomla não é necessário prática tampouco habilidade: basta instalar esse plugin, o HP Router. Embora ele tenha sido retirado das extensões do Joomla, você pode baixá-lo aqui.

Depois de instalá-lo no Joomla, basta ir em “Extensões” -> “Administrar Plugin” e procurar pelo plugin HP Router, e ativá-lo.

Pronto, as URL amigáveis agora não terão mais os IDs nelas. E o mais legal: as URLs antigas continuam funcionando.

Claro claro, você pode dizer: mais existem várias extensões de SEF para Joomla que já fazem isso. Sim, você pode inclusive passar o nome delas aí nos comentários. Eu procurei várias, mas muitas eram pagas, outras eram gratuitas mais adicionavam propagandas, etc. Além de adicionar muitas funcionalidades extras que eu não queria. Essa é bem simples e vai direto ao ponto.

Lembrando que é bom testar bastante antes, para ver se está tudo certo. Eu ainda estou testando, e por enquanto, está funcionando.

Ah, eu utilizei o Joomla 1.5. Eu sei, mas é que era um sistema legado (e por isso que o fato das URLs antigas continuarem funcionando é tão legal).

Bom, pessoal, acho que era isso. Espero que seja útil. E se você consegue um jeito mais fácil, compartilha aí com a gente.

Sobre maverick