Removendo o Unity do Ubuntu

Saudações pessoas.

Há uns três anos, eu uso apenas (99,9% das vezes) o Linux (Ubuntu) no meu computador. E como todo mundo sabe, as novas versões do Ubuntu (a partir do 11) passaram a utilizar o Unity (ao invés do bom e velho GNOME), com intuito de “utilizar melhor o espaço da área de trabalho”.

No entanto, até agora não chegou aos meus olhos alguém que tenha gostado da nova interface. Pelo contrário, o Ubuntu tem perdido sua liderança entre as distribuições Linux mais populares [1], e muitos alegam isto ao Unity.

O que eu, e a maioria das pessoas que ainda utilizam o Ubuntu (por comodidade talvez), fizemos foi desabilitar o Unity e voltar a utilizar o bom e velho GNOME. Aqui no blog tem um artiguinho sobre como fazer isso de maneira simples no Ubuntu 11.04. Para o 11.10 você pode encontrar informações aqui.

No entanto, ao remover o Unity, o Ubuntu começa a demonstrar comportamentos anômalos em suas janelas. Por exemplo, ao clicar no ícone “menubar” (ou ao apertar o atalho ALT + ESPAÇO em uma janela), o gerenciador de janelas trava. Outra coisa bastante irritante é quando já existem várias janelas abertas e abrimos outra: ao clicar em fechar (ou maximizar, ou minimizar) nessa janela o gerenciador de janelas fecha a janela de trás (!!) como se a janela atual não estivesse aqui.

Mas eis que uma pessoa iluminada descobriu a solução: neste link, no comentário #27.

Para tanto, basta acessar as configurações do Compiz, em “Sistema -> Preferências -> Gerenciador de configurações do CompizConfig”. Se você não tem esse aplicativo, basta instalá-lo através do comando:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Estando lá, é só ir à seção “Efeitos”, e clicar nas configurações de “Decoração de Janela”. Serão mostradas várias opções, e a que nos interessa é a propriedade “Comando”. Clique no botão que tem na frente dessa propriedade (com ícone de vassoura) para restaurar o valor dessa propriedade para o valor padrão. Ou modifique você mesmo o valor da propriedade: no meu sistema, o valor padrão é /usr/bin/compiz-decorator.

Feito isso é só reiniciar o servidor X (CTRL + ALT + Backspace) ou então encerre a sessão atual e faça login novamente.

Pronto.

Espero que seja útil para alguém, e se for, por favor compartilhe aí nos comentários: às vezes eu acho que essas coisas só acontecem comigo.

Referências:

[1] http://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity

Tags: , ,

Sobre maverick