Provável local de queda do satélite UARS [Atualizado]

Saudações pessoal,

Todos já devem ter ouvido falar no satélite UARS e sua queda na Terra, certo? Para quem ainda não ouviu falar sobre isso, um breve resumo:

O UARS, sigla de Upper Atmosphere Research Satellite (Satélite de Pesquisa da Atmosfera Superior), é um satélite artificial, mais especificamente, um observatório orbital, lançado pela NASA em 15 de setembro de 1991, para estudar a atmosfera da Terra, em especial, a camada de ozônio, a uma altura de 600 km, e pesando 5900 Kg.

O problema é em 2005 ele chegou ao final de sua vida útil, e esse ano, 20 anos depois (devido ao aumento da atmosfera da Terra, em virtude do efeito estufa) o satélite foi “arrastado” pelo atrito com a atmosfera de volta à Terra, iniciando sua reentrada.

Apesar desse processo destruir bastante o satélite, a NASA prevê que pelo menos 26 estruturas não serão destruídas, atingindo a superfície da Terra.

Veja na animação:

Provável local de colisão do UARS:

O interessante, e motivo do post, é que, apesar das especulações, existe um site, inclusive informado pela NASA no site oficial do UARS, que é responsável por “rastrear” esses objetos que possam vir a atingir a Terra, e tentar predizer onde irá ser a queda. Trata-se do site Space-Track, administrado pelo USSTRATCOM (United States Strategic Command).

É necessário ser um usuário registrado e aceito, para ter acesso aos dados. Uma vez lá, podemos ver a situação que vários objetos, satélites, etc, entre eles, o UARS. Eles liberam boletins de informação, chamados de TIPs.

O último TIP, publicado em 21/09/2011 às 17:28 (horário de Brasília), informou que a previsão do “impacto” é para o dia 23/09/2011, às 17:58 (horário da Brasília, com erro de ± 24 horas), e que o provável local de impacto fica nas coordenadas: 31.9° N, 331.1° E.

Não sou expert em posicionamento global, mas 331.1 Leste é o mesmo que 28.9 Oeste, (já que o google maps só aceita longitude variando de 0 a 180º) ? Se for, esse local fica mais ou menos onde mostrado na mapa abaixo (lembrando que, segundo a NASA, os destroços devem se espalhar por um raio de 500 milhas):

ATUALIZAÇÃO [23/09/2011 09:50]:

Pessoal, o Space-Track liberou outro TIP, informando  que a hora provável de colisão seja no dia 23 mesmo, às 21:42, horário de Brasília, com um erro de ± 15 horas. O novo local de impacto está localizado nas coordenadas 46,1º S, 112,7º E. De acordo com meus cálculos, esse lugar fica onde está marcado no mapa abaixo (lembrando que, segundo a NASA, os destroços devem se espalhar por um raio de 500 milhas):

ATUALIZAÇÃO [23/09/2011 13:18]:

Pessoal, o Space-Track divulgou outra TIP, informando que a hora provável de colisão será dia 24/09 (sábado), às 00:34, horário de Brasília, com um erro de ± 9 horas. O novo local previsto para o impacto está localizado nas coordenadas 36º S, 54,8º E. O local está marcado no mapa abaixo, lembrando que, segundo a NASA, os destroços devem se espalhar por um raio de 500 milhas:

ATUALIZAÇÃO [24/09/2011 08:26]

Pessoal, o Space-Track divulgou o último TIP, informando que a hora provável de reentrada será dia 24/09 (sábado), às 01:16 da madrugada, horário de brasília, com um erro de ± 53 minutos. O novo local previsto para reentrada está localizado nas coordenadas 30.9º N, 218.9 E. O local está marcado no mapa abaixo, lembrando que, segundo a NASA, os destroços devem se espalhar por um raio de 500 milhas (±800km). Esse é o último TIP do Space-Track (Final Report). Provavelmente, eles já atingiram um grau de certeza grande o suficiente. No entanto, vou continuar monitorando o Space-Track, até a confirmação da queda do UARS. E atualizo aqui para vocês.


É interessante notar duas coisas: primeiro, que à medida que se aproxima do impacto, as previsões vão ficando mais precisas, com graus de erro menores. Segundo a NASA, só será possível prever com certeza o local da queda, 2 horas antes do impacto. Então fiquem ligados. O outro fato interessante é que os russos já haviam calculado o local da queda, e segundo eles, será no mar, perto de Papua Nova Guiné. E agora as previsões do local da queda do Space-Track estão se aproximando da previsão dos Russos, embora o horário ainda esteja bem diferente.

Segundo os russos: “De acordo com dados que reunimos nesta manhã, a área de queda se encontra a 90 quilômetros ao noroeste de Port Moresby, no Mar de Coral. O horário calculado é às 00h05 de Moscou (17h05 em Brasília)”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo Alexei Zolotujin.

ATUALIZAÇÃO [24/09/2011 18:40]

Pessoal, a NASA divulgou nota confirmando que, segundo o Centro de Operações Espaciais na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, o UARS fez sua reentrada e já se espatifou todo. Segundo o Centro de Operações, o satélite entrou na atmosfera da Terra entre 00:23 e 02:09 da madrugada deste sábado (dia 24), passando sobre o Canadá, o continente Africano, e os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, ou seja, bem vaga a informação deles. Você pode acessar a informação nesse link.

Existem boatos por aí de que pessoas teriam visto ele passando pelo Canadá, pegando fogo, etc, e que até alguns pedaços tenham caído por lá. No Youtube tem N vídeos sobre isso. Vou colocar os mais interessantes aqui, embora possam ser fake. Fica a critério de vocês.

Creio que esta seja a última atualizaçao sobre o UARS pessoal. Graças a Deus ele não acertou ninguém. ;)

Aquele abraço e até a próxima.

Sobre maverick