Programas travados no Ubuntu 11.04

Oi pessoa, quanto tempo hein?

Hoje vou postar uma dica rápida, que me foi muito útil, e acho que pode ser útil para alguém.

Recentemente, atualizei meu linux Ubuntu para sua versão 11.04, o famoso Natty Narwhal, que foi lançado em abril desse ano.

Ele veio cheio de frescurinhas, entre as piores (na minha opinião) estão o Unity ( o novo gerenciador de janelas) e aquela barra de rolagem que só aparece quando você passa o mouse por cima dela. Se você está utilizando essa versão do Ubuntu, sabe do que estou falando, e provavelmente (se você usa o Linux profissionalmente) não gosta.

Aparência clássica no Ubuntu

Bom, para resolver o primeiro problema e voltar a usar o nosso bom e velho Gnome clássico, é mais fácil que quebrar a segurança de redes wifi com protocolo WEP: basta, ainda na tela de login, depois de selecionar seu usuário, ir na barra inferior que aparecerá e escolher a opção “Ubuntu Clássico“. Se quiser voltar a usar o Unity, e só voltar para a opção anterior no próximo login. Veja no printscreen.

Para quem não utiliza senha no Ubuntu

Atualização: Para usuários que configuraram o Ubuntu para pular a tela de Login, ou seja, quando ligam o computador, já entra direito, sem pedir senha, é só ir em “Sistema -> Administração -> Tela de Login”, e lá (após desbloquear) escolher “Ubuntu Clássico” como sessão padrão. Veja na segunda figura o exemplo.

O outro problema, é o grande motivo do post: eu estava utilizando alguns programas, como o Filezilla, e o VirtualBox, e notei que eles travavam. Até o descanso de tela às vezes travava. Mas não é um travamento usual, onde o processo fez algo errado: os programas continuavam funcionando, respondendo a vários eventos, menos aos eventos do mouse e do teclado. Sim, eu conseguia ver o Filezilla fazendo upload de arquivos que eu modifiquei, mas quando clicava sobre ele, nada acontecia, em nenhum botão, em nenhuma caixa de texto, etc. Tentei de tudo, culpei o Compiz, a Microsoft, o Sistema Capitalista, e no final eles não tinham nada a ver com isso.

O problema era a danada da barra de rolagem fresca do novo ubuntu.

Como resolver? Eliminando essas barras de rolagem, e voltando para as boas e clássicas barrinhas. Para tanto, basta executar os seguintes comandos no seu terminal:

sudo apt-get remove overlay-scrollbar liboverlay-scrollbar-0.1-0
sudo su
echo "export LIBOVERLAY_SCROLLBAR=0" > /etc/X11/Xsession.d/80overlayscrollbars

E pronto! Espero que ajude vocês de alguma forma.

Até a próxima, se Deus quiser.

Fonte: Ubuntu Foruns

Tags: , ,

Sobre maverick