MultiGet: o FlashGet do Linux

Saudações leitores.

Postzinho de hoje é um dica rápida de um programa que, quem já leu algo nesse blog antes, sabe que eu gosto muito: o FlashGet. Mas calma, ainda não é aquele post revolucionário que disse que eu escreveria um dia, sobre todas as coisas inimagináveis quem podem ser feitas com um flashget, uma banda larga e alguns conhecimentos de TCP/IP. Ainda não tenho tanto tempo livre. Hoje é sobre algo bem mais simples.

Muita gente gostaria mesmo de utilizar só o Linux, mas existem muitos programas, que são ótimos e às vezes únicos no que fazem, que simplesmente não têm versões para Linux. Um exemplo desses programas (até minutos atrás) era o FlashGet. Sempre quando estou utilizando Linux, e vou baixar algum arquivo, sinto falta da performance do FlashGet. (Claro, devem existir muitos outros ótimos programas gerenciadores e aceleradores de downloads, mas o que mais conheço e mais gosto é o FlashGet, por isso vou falar só dele.. hehe).

Já tentei vários gerenciadores para Linux: d4x, wget, kget, wxdownload… tudo que fazem é “gerenciar” o download. Pelo menos, até onde eu os testei, nenhum deles “acelerava” o download. Que saudade que me dava do FlashGet.

Até que descobri o inenarrável MultiGet: a versão para Linux do FlashGet.

Características do MultiGET

O MultiGet é um gerenciador e acelerador de downloads, que suporta HTTP e FTP, além de ser “multi-task with multi-thread on multi-server”. Em outras palavras, ele pode dividir o download de um arquivo em vários downloads de pequenas partes desse mesmo arquivo, otimizando bastante a transferência. Assim como o FlashGet faz.

Só que tem uma coisa nova (dá pra fazer no FlashGet, mas só na versão antiga e com um pouco de dor de cabeça): o MultiGet é capaz ainda de dividir o arquivo em várias partes, e baixar cada uma de um servidor diferente! Mais pra frente (naquele mega-post sobre downloads) pretendo explicar como utilizar isso. Hehehe.

Ah, eu disse que ele era o FlashGet do Linux, mas o MultiGet roda em Windows também!

Por essas e por outras que, mesmo não tendo utilizado-o tanto quanto ao FlashGet, já sou capaz de sugerir que o MultiGet superou seu precursor. Vamos ver.

Instalando o MultiGET

O site do MultiGet é este aqui: MultiGet file downloader.Você pode baixá-lo por lá. Aqui está o link para o pacote de instalação .deb.

No Ubuntu (estou utilizando o 10.04), basta procurar por “multiget” no gerenciador de pacotes Synaptic (Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes Synaptic), ou digitar diretamente no terminal:

sudo apt-get install multiget

Configurando o FlashGOT

Após instalado, uma coisa legal a ser fazer é colocar o FlashGot pra funcionar com o MultiGet.

Pra quem não conhece ainda, o FlashGot é um complemento que permite ao Firefox enviar para o seu gerenciador de downloads as informações necessárias para baixar o arquivo que você deseja.

O FlashGot já vem configurado para funcionar com um monte de gerenciadores. Infelizmente, para o MultiGet temos que configurar manualmente. Mas para fazer isso é bem simples:

  1. Se você ainda não tem o FlashGot instalado, instale-o clicando aqui;
  2. Para configurá-lo, basta acessar o menu de configurações, através da barra de menus do Firefox, em Ferramentas -> FlashGot -> Mais Opções;
  3. Na aba “Geral”, existe o campo “Gerenciador de Download”. Você pode até procurar, mas é quase certo que não encontrará o MultiGet aí. Então, clique no botão “Adicionar”;
  4. Na janela que abre, digite o nome do gerenciador de download, no caso, o Multiget;
  5. Depois, escolha o executável do mesmo. Aqui no Linux (Ubuntu 10.04), ele foi instalado em “/usr/bin/multiget”. Se você não souber onde foi instalado (no linux), você pode tentar encontrá-lo através do comando “locate multiget”;
  6. Depois disso, ele já aparece na caixa de seleção, mas ainda falta configurar o box “Modelo de argumentos de linha de comando:”. Para fazer isso, digite o seguinte nesta caixa:
    [url=URL] [refer=REFERER]
  7. Se quiser, você também pode marcar a opção “Exibir no menu de contexto”;
  8. Pronto, é só testar agora.

Utilizando o MultiGet

Para utilizá-lo é muito simples. Toda vez que você iniciar um download agora com seu Firefox com FlashGot, o download irá para o MultiGet automaticamente, como mostrado nas figuras:

Agora olhem o mesmo download, no mesmo lugar, na mesma hora, mas utilizando o gerenciador de downloads nativo do firefox.

Com o MultiGet o download ficou 12x mais rápido. \o/

Agora, por favor gente, tenham bom senso ao escolher o que vão baixar. “A gente pode tudo, mas nem tudo nos convém”, certo? Fica a dica. ;)

E até a próxima.

Sobre maverick