Java Web Start no Google Chrome

Saudações pessoas.

O Java Web Start (JWS) é uma ferramente muito útil, que permite que, através do navegador, você inicie aplicativos Java. Isso acontece da seguinte maneira: você clica em um link JWS (extensão .jnlp), e o navegador trata de passar a requisição para o Java, que irá baixar o aplicativo e executá-lo. Uma vez baixado, o aplicativo fica no cache do JWS, de tal forma que nas próximas vezes que você clicar no link, o aplicativo irá ser executado quase que instantaneamente.

Veja aqui um exemplo de link JWS (teste do Java Web Start do Google):

Teste de Java Web Start do Google

Pois bem. Se você utiliza qualquer navegador (que não o Google Chrome), e clicou nesse link, viu um programa Bloco de Notas sendo executado. Mas se você, assim como eu, utiliza o Google Chrome, tudo que aconteceu foi que ele baixou o arquivo .jnlp, ao invés de executá-lo, certo? Como resolver então? Veja a seguir.

A primeira coisa a se saber é que, uma vez que o arquivo .jnlp (que nada mais é do que um arquivo .xml com informações de onde baixar o programa java, etc) tenha sido baixado, você pode “executá-lo” manualmente, através do comando:

javaws <nome_do_arquivo>.jnlp

Mas isso é só para emergências. Para fazer o Google Chrome reconhecer e executar arquivos .jnlp automaticamente basta fazer o seguinte:

  1. Com o Google Chrome, baixe um arquivo .jnlp (pode ser esse ali em cima mesmo);
  2. Após o Download ter sido concluído, ele irá aparecer na barra de download, que fica na parte inferior do Google Chrome, certo? Clique na setinha, ao lado do Download concluído, e escolha a opção “Sempre abrir arquivos deste tipo”. Veja na figura:
  3. E pronto. Toda vez que você clicar em um link Java Web Start, ele será executado, e a aplicação Java irá aparecer normalmente.

Essa dica eu vi no Fórum de Suporte do Google Chrome, e foi dada pelo usuário “dhsmith1001″.

Até a próxima.

Sobre maverick