Erro ao instalar o Adobe AIR: como resolver?

Saudações pessoas.

Recentemente a Adobe lançou a nova versão da sua plataforma AIR (Rich Internet Applications, ao contrário): o Adobe AIR 2.0.2. Essa plataforma permite a criação de programas para desktop, com um grande apelo visual, assim como toda aplicação em Flash. A principal ferramenta a utilizar essa plataforma, e talvez a grande responsável pelo seu sucesso, é o TweetDeck, que, na minha opinião, é o melhor gerenciador de “microblogs” do momento.

No entanto, quando atualizei para o Adobe AIR 2.02, ele simplesmente parou de funcionar. Procurei pela Internet, nos fórums da Adobe, e vi que muitos tiveram o mesmo problema e que ainda não havia solução. Então aqui estamos nós.

A solução que vou propor é uma gambiarra técnica avançada sem embasamentos científicos. Só pra constar, estou utilizando o Windows 7 Ultimate 64bits (com o Internet Explorer desinstalado… hehehe. Sim, isso faz diferença para MUITOS programas, infelizmente).

Qual é o problema?

O primeiro sintoma de que algo está errado é quando, após atualizar o Adobe AIR, tentamos executar um de seus aplicativos. No caso, ao tentar executar o TweetDeck, eu obtinha a seguinte mensagem de erro: “Erro ao tentar instalar esse aplicativo. Instale a versão mais recente do Adobe AIR de <link> e tente novamente.” Essa mensagem está estampada aí em cima.

Frente a isso, a primeira coisa que fazemos é? Entrar no link indicado e tentar instalar a tal versão mais recente do Adore AIR (isso porque o problema começou justamente por instalá-la).

Daí chegamos ao segundo e principal sintoma: Ao tentar instalar o Adobe AIR (novamente) a instalação aborta, com a seguinte mensagem de erro: “Erro ao instalar o Adobe AIR. O administrador talvez não permita a instalação. Entre em contato com o administrador.”

Bom, até onde eu sei, eu sou o administrador, e minha conta tem totais privilégios. Isso parece mais um “feature” do novo Adobe AIR, proveniente de um desenvolvimento baseado em POG. E portanto, merece uma solução a altura.

Analisando o problema

Ficou claro que o problema é com a instalação. Pode ser incompatibilidade com o Windows Instaler, pode ser um vírus que mudou os privilégios da minha conta, pode ser um monte de coisa.

Na Internet, o que todos aconselham é desinstalar o Adobe AIR e instalar novamente. Isso se faz através da linha de comando. Acessando-a através de “Tecla do Windows + R” e digitando “cmd”, basta encontrarmos o instalador do Adobe AIR e executarmos o mesmo com o parâmetro “–unistall”, como ilustrado na imagem.

O resultado é outra falha. Mas daí surgiu uma pista: um arquivo de log. Onde estará esse arquivo? Procurando um pouco, descobri que o arquivo encontra-se na seguinte pasta:

C:\Users\<NOME DO SEU USUÁRIO>\AppData\Local\Adobe\AIR\logs

Lembrando que onde está escrito <NOME DO SEU USUÁRIO> deve ser substituído pelo “nome do seu usuário” no Windows. ; )

Examinando o arquivo de log encontrado lá, verificamos isto:

[2010-06-30:15:34:54] Error occurred; beginning rollback: [ErrorEvent type="error" bubbles=false cancelable=false eventPhase=2 text="1612" errorID=0]
[2010-06-30:15:34:54] Rolling back install of c:\users\lio\appdata\local\temp\airca1.tmp\setup.msi
[2010-06-30:15:34:54] subinstaller: Rolling back install of c:\users\lio\appdata\local\temp\airca1.tmp\setup.msi

Daí tiramos duas informações importantes: o erro número 1612 (erro de “você não tem permissão para isso”) e o lugar onde o instalador se descompacta para executar sua tarefa.

Com isso, iniciei a instalação novamente, mas não apertei “Fechar” quando deu erro dessa vez. Ao invés disso, fui até a pasta temporária criada pela instalação, no caso em

c:\users\lio\appdata\local\temp\airca1.tmp\

e copiei a pasta toda, para uma nova pasta, que chamei de “air”. Daí finalmente apertei o botão “Fechar” na instalação que estava aberta e logo após isso, os arquivos temporários foram apagados.

Fui até a pasta “air”, que acabei de copiar, localizada em

c:\users\lio\appdata\local\temp\air\

localizei o arquivo setup.msi e executei-o. De cara, ele exibiu essa mensagem de erro (da próxima figura):

Solução

Essa última mensagem de erro nos mostra o problema: por algum motivo, apesar da instalação criar sua própria pasta temporária toda vez que é executada, ela procura seus arquivos em uma pasta específica, chamada:

C:\Users\<NOME DO SEU USUÁRIO>\AppData\Local\Temp\air17f5.tmp

No entanto, essa pasta não existe. O que existe é uma outra pasta, com nome aleatório, como “airca1.tmp”.

A solução então salta aos olhos: vamos colocar o caminho correto ali na caixa de diálogo. Pode tentar. Não vai dar certo. Ocorre o erro 1612.

Qual outra solução? Fechar essa caixa de diálogo, renomear a pasta onde está o “setup.msi”  (no meu caso, chamada de “air”) para “air17f5.tmp”.

Agora tente executar o “Adobe AIR Instalar.exe” novamente. Funcionou! Instalou!

Solução expressa

  1. Baixe o arquivo air17f5.tmp.zip (é o conteúdo da pasta 17f5.tmp)
  2. Extraia o conteúdo do arquivo na pasta C:\Users\<NOME DO SEU USUÁRIO>\AppData\Local\Temp\air17f5.tmp, lembrando de trocar <NOME DO SEU USUÁRIO> pelo “nome do seu usuário”
  3. Entre na pasta que você acabou de criar, ou seja, em C:\Users\<NOME DO SEU USUÁRIO>\AppData\Local\Temp\air17f5.tmp, e execute o arquivo “Adobe AIR Instalar.exe”
  4. Pronto.

Espero que funcione pra vocês também. Lembrando que eu estou utilizando o Windows 7. Talvez o caminho das pastas mude no Windows XP. Por exemplo, a pasta do usuário no windows XP fica em “Documents and Settings”, enquanto no windows 7 fica em “Users”.

E se funcionar com vocês, por favor compartilhem nos comentários… hehehe.

Até a próxima.

ATUALIZAÇÃO [09/03/2012]:

Pessoal, outro dia precisei instalar o pacote Office em um computador que estava com esse problema do Adobe Air, e toda vez a instalação falhava, por problemas com  o Windows Installer. Como cheguei a comentar no post, eu acho que esse problema do Adobe Air é um problema do Windows Installer na verdade.

Não dava para usar as dicas do Adobe Air no Office, então tive que pesquisar mais, e encontrei essa dica aqui. De primeira já resolveu o problema. Espero que ajude vocês também.

Desabilitando o Windows On Windows (WOW)

O Windows on Windows é uma funcionalidade do Windows que permite que aplicações 32bit sejam instaladas em um sistema 64, e vice-versa. O computador que citei era 64 bits, mas como uma instalação do Windows 32 bits. Será que é isso?

Bom, o que fiz foi desabilitar o WOW para o Windows Installer Server dessa forma:

  1. Clique em “Iniciar” -> “Executar”
  2. Digite “regedit” (sem as aspas)
  3. Navegue até a entrada ” HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CURRENT CONTROL SET\SERVICES\MSIserver\WOW64″
  4. Clique com o botão direito sobre sobre WOW64 e selecione a opção “modificar”
  5. Mude o valor para “0” (zero) e o tipo de dados deve ser “hexadecimal”
  6. Feche o regedit
  7. Reinicie o computador, ou digite no terminal “net stop msiserver” e depois “net start msiserver”
  8. Tente instalar seu programa

Parece que a Microsoft tem um artigo sobre isso aqui.

Até a próxima.

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