Continuar downloads interrompidos

Existem várias dicas, vários truques e algumas manhas para não esperar para fazer downloads, para fazê-los em horário de usuários premium, etc. Mas até agora não havia lido uma dica realmente eficaz para reiniciar um download interrompido em sites de downlodas.

Essa dica é pra quem costuma baixar grandes arquivos de sites de Armazenamento On-line onde sempre existe aquela preocupação: e se alguma coisa acontecer, a conexão cair, e meu download for interrompido?

Baixando de sites normais, basta usar algum Gerenciador de Downloads, como o FlashGet 1.73, que assim que sua conexão for reestabelecida, o Link do arquivo que você estava baixando continua o mesmo, e o próprio programa trata de recomeçar a tarefa de onde parou. Já em sites específicos de downloads, como o MegaUpload, uma vez que sua conexão tenha sido reiniciada, sua sessão no site é cancelada (e talvez seu endereço IP seja modificado) e o Link para o arquivo que você estava baixando deixa de ser válido. Por conta disso, o Gerenciador de Downloads fica tentando recomeçar o download várias vezes e sem sucesso.

Depois de alguns downloads perdidos à 90% da conclusão, aqui vai uma dica para resolver esse problema: o segredo está em tentar fazer o download novamente, e quando o site lhe informar a nova URL válida, ao invés de começar um novo download, você utiliza a função “Alternate URL” do seu gerenciador de downloads para informar que aquele download interrompido pode utilizar essa nova URL para tentar reiniciar-se. Abaixo mostrarei um exemplo do uso dessa dica.

  1. Supondo que você está utilizando o programa de Gerenciamento de Downloads FlashGet 1.73 (poderia ser qualquer um com a opção “Alternate URL”),  baixando um arquivo que está armazenado no site de downloads MegaUpload (foi onde eu testei e funcionou, mas nada impede que funcione em outros sites, como EasyShare, etc). Para tornar o uso do FlashGet mais fácil, eu recomendo uma extensão para o Firefox chamada FlashGot.
  2. Assim que você clicar no Link do arquivo que estava procurando, você é levado ao site do MegaUpload e segue as instruções do mesmo, para que você seja liberado para acessar o arquivo que quer baixar.
  3. Se você estiver usando a extensão do firefox FlashGot, assim que o Link para download estiver disponível, ela irá perguntar se deseja usar o FlashGet para gerenciar o download, como ilustrado a seguir:

    Usando o FlashGot

    Usando o FlashGot

  4. Apertando o botão OK, o gerenciador FlashGet é iniciado automaticamente, já recebe as informações do arquivo a ser baixado e nos pergunta algumas configurações adicionais, como o local para salvar o arquivo, etc. Estando tudo correto, é só clicar em OK novamente, como mostra a figura:

    Iniciando o download no FlashGet

    Iniciando o download no FlashGet

  5. Pronto! Você está baixando um arquivo do MegaUpload. Até agora nenhuma novidade.
    Baixando com o FlashGet

    Baixando com o FlashGet

    O problema é se a sua conexão falhar, sua bateria acabar (se você estiver usando um notebook), ou qualquer coisa que interrompa seu download. Vamos continuar daqui supondo que isto tenha acontecido: sua conexão falhou e seu download não quer reiniciar. O que fazer pra não perder tudo que já foi baixado?

  6. Simples! Siga os passos 1, 2, 3 e 4 novamente, como se fosse baixar o arquivo e começar tudo do zero. Mas, quando chegar ao passo 4, não aperte OK na tela do FlashGET: simplesmente copie o endereço que está aparecendo no campo “URL”, como indicado:
    Copiando a URL válida

    Copiando a URL válida

    Após copiar a URL, aperte o botão cancelar. Já temos nossa nova URL válida.

  7. Agora, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o download do FlashGet o qual você deseja continuar para selecioná-lo. Agora clique com o botão direito, para aparecer o menu de contexto. Nele, escolha a opção “Properties…”.
    Propriedades do Download

    Propriedades do Download

    Na janela de propriedades, clique na aba “Alternate URLs”. Clique no botão “Add…” e cole no campo que irá aparecer o valor daquela URL que nós copiamos no item 6. Aperte OK até fechar todos os diálogos.


    Adicionando uma URL ALternativa

    Adicionando uma URL ALternativa

  8. Pronto! Agora é só clicar no seu download que estava parado e pedir para ele iniciar. Se tudo deu certo, o download irá começar imediatamente do mesmo ponto onde havia sido interrompido.

OBS.: Vale lembrar a todos que essa dica  funciona para Gerenciadores de Download que tenham a função “Alternate URLs”. No caso do FlashGET, eu só consegui encontrar essa função na versão 1.73. Nas versões atuais me parece que essa opção foi retirada. Infelizmente. Além disso, deveria funcionar não só para o MegaUpload, mas como também para qualquer site de downloads, como o EasyShare, etc.

Sobre maverick